domingo, 21 de fevereiro de 2010

Tudo muda de repente

http://fotos.sapo.pt/0a7YceO5L1T7d3tQgNQc?a=3 (foto de António Garcês)

Andava a pensar passar por aqui e escrever um pouco sobre o Carnaval "mais português de Portugal", ou seja, o Carnaval de Torres Vedras, mas fui adiando e, de repente, dá-se a tempestade na Madeira e o Carnaval deixa de fazer qualquer sentido... ou talvez faça. Afinal a vida muda a qualquer instante.
No Carnaval, aqui por Torres Vedras, as pessoas transfiguram-se. Assim, que passa o Natal, começam a pensar no Carnaval. Neste período de 3 a 4 dias a alegria reina, apesar de tudo. Para mim, que sou alfacinha, é interessante olhar à volta e ver, com olhos de forasteira, os sorrisos nos rostos e a alegria na alma. Respeitáveis chefes de família transformam-se em orgulhosas matrafonas, selectas mães de família viram odaliscas e pop stars, adolescentes tresloucados escolhem as máscaras mais bizarras, grupos de casados e de solteiros, no feminino e no masculino, dançam, bebem, saltam e pulam noite fora. Só vendo e vivendo dá para perceber.


É realmente quase tudo genuinamente português, os carros alegóricos, os cabeçudos, os reis (que são um rei e uma rainha, mas ambos homens), mas... a música é brasileira. O ritmo do samba entra no sangue e, faça chuva ou faça sol, a energia apodera-se dos corpos e ninguém consegue ficar parado. Do corso escolar (que este ano foi cancelado devido ao mau tempo, mas contaria com cerca de 8000 alunos das diversas escolas do concelho), ao corso trapalhão, passando pelos corsos diurnos para turista ver, os torreenses de gema não param, encontram força nem sei bem onde. Eu que não gostava nada de Carnaval, já que para mim era sinónimo de partidas palermas, ovos e farinha a voar, aprendi a gostar deste Carnaval e dou por mim a pensar que é pena o espírito dos portugueses não ser mais carnavalesco todo o ano, certamente seriamos bem mais felizes.
Na Madeira, o Carnaval também é festa. Este ano lá estava Alberto João Jardim de novo no desfile, alegre e pronto a dar as suas ferroadas cá ao "contenente", mas.... eis que chega a tempestade e a pérola do Atlântico é tomada por uma torrente de lama, que, encosta abaixo, sem dó nem piedade, leva tudo à frente. E assim nos lembramos que tudo muda de repente.
...Mas se calhar esta é mais uma razão para pensarmos que devemos desfrutar dos bons momentos enquanto os temos. A vida tem que ser vivida com alegria, porque nunca sabemos quando pode mudar. Deviamos ter dentro de nós um bocadinho de espírito carnavalesco, aquele que os nossos irmãos brasileiros têm e que os ajuda a aguentar as agruras da vida e a enfrentar os problemas com um sorriso nos lábios.
Afinal, da alegria à tristeza vai apenas um pequeno passo.

2 comentários:

Teresa Diniz disse...

Olá Maggie
Pois é, a vida é composta igualmente de coisas alegres e tristes. Também acho graça ao Carnaval de Torres Vedras, embora embirre um bocadinho com estas imitações despropositadas do Carnaval brasileiro.
Mas talvez tenhas razão, precisavamos de um espírito mais alegre, que nos ajudasse o ano inteiro.
Bjs

Helena Teixeira disse...

Este ano,nem temos tempo para nos alegrar.Tragédia no Haiti,na Madeira,Sismos no Chile...a Natureza não dá tréguas, culpa do Homem que se farta de fazer experiência com bombas nucleares, etc...

Jocas gordas
Lena