sexta-feira, 7 de maio de 2010

As palavras...

Fonte de grande entendimentos, mas também de grandes desentendimentos, as palavras carregam emoções. Seja em que língua for, podem fazer-nos muito bem ou muito mal. Há quem chame sinceridade à capacidade de atirar à cara dos outros tudo o que se pensa - não concordo, isso é correr o risco de se magoar as pessoas por não se pensar.
Eu vejo as palavras como frutos que precisam de amadurecer para serem colhidos. Na minha profissão mais ainda, porque o que eu disser irreflectidamente pode ficar para sempre como boa ou má memória para os meus alunos. Eu lembro-me claramente de algumas frases (umas de forma positiva outras de forma negativa) ditas por professores meus. Mas não só. Lembro-me de momentos em que pessoas que eu amo me disseram coisas que me magoaram e não consigo esquecer.
As palavras são, afinal, uma forma de acarinhar ou de magoar, depois de passarem pelo filtro do coração... e do cérebro. Como dizia Eugénio de Andrade...

As palavras

São como um cristal,
as palavras.
Algumas, um punhal,
um incêndio.
Outras,
orvalho apenas.

Secretas vêm, cheias de memória.
Inseguras navegam:
barcos ou beijos,
as águas estremecem.

Desamparadas, inocentes,
leves.
Tecidas são de luz
e são a noite.
E mesmo pálidas
verdes paraísos lembram ainda.

Quem as escuta? Quem
as recolhe, assim,
cruéis, desfeitas,
nas suas conchas puras?

Eugénio de Andrade


Hoje voltei a sentir como muito verdadeiros estes versos...

5 comentários:

C. Vieira disse...

As palavras tem o poder de mudar o mundo. Gerar a paz e a harmonia entre as pessoas...

Ou simplesmente, são belos e valiosos cristais onde nossas almas transparecem.


Tenha um bom fim de semana!

Helena Teixeira disse...

Os indianos têm essa mesma teoria,para eles as palavras sao sagradas e temos de ter cuidado com o que dizemos da boca para fora,pois o vento leva tudo...

Deixo um convite: Junte-se a nós no dia 10 de Junho, em Trancoso, num duplo evento: «Encontro de Bloggers e lançamento do livro "Aldeias Históricas de Portugal - Guia Turístico".Para estar presente, envie um mail para aminhaldeia@sapo.pt a solicitar o formulário de inscrição e o programa das festividades.Faça-o com antecedência, pois as inscrições são até dia 2 de Junho.

Abraço
Lena

Cristiano Contreiras disse...

Maggie, parabéns por providenciar dois espaços tão intensos e com expressão. Gostei do conceito deste blog também e por isso resolvi me comunicar contigo.

Parabéns pela forma de dividir seus sentires conosco. Te sigo.

C. Vieira disse...

Olá, Maggie, tudo bem?

A Editora Novo Conceito junto com o Dominus sorteará um kit literário muito especial para você.

Passe no Dominus e confira:

http://dominus-dominique.blogspot.com/2010/05/promocao-querido-john-quer-conquistar.html

Um abraço e até mais!!!

Maggie disse...

Eu até gostava, Stella, mas não sou residente no Brasil.

Bjs