sábado, 10 de setembro de 2011

11 de Setembro


Nasci a 11 de Setembro de 1973, em Lisboa, sensivelmente à mesma hora em que no Chile se dava o golpe de Estado que depunha Salvador Allende e Augusto Pinochet se instalava para uma sangrenta ditadura de décadas. Um dia histórico de que, obviamente, não tenho memória.


Em 11 de Setembro de 1985, fiz 12 anos, deve ter sido um dia feliz como sempre foram os meus aniversários, mas foi também o dia do acidente ferroviário em Alcafache. Desse dia recordo o nome do local do acidente, a consternação com que os meus familiares falavam e imagens de comboios destruídos em choque frontal.


Em 11 de Setembro de 2001, por volta da hora do almoço, os meus alunos de duas das minhas turmas tinham acabado de me cantar os parabéns no átrio da Escola. Eu estava feliz. Fiz 28 anos. Fui para a minha sala e vi no telemóvel que tinha recebido um sms da minha madrinha a dizer "28 anos depois novamente um dia tristemente histórico". Não percebi. Uma colega entrou na sala e disse - "estás a ver as Torres Gémeas? o World Trade Center? Destruídos!!!" Pensei "está louca!" Corremos para a televisão do Bar e senti o chão fugir-me debaixo dos pés quando vi as repetidas imagens dos aviões a chocarem com as Torres. Mas as imagens que me arrepiaram e trouxeram as lágrimas aos olhos e o horror à alma foram as das pessoas a atirarem-se das janelas de uma das Torres. Pensei aterrada "E agora???" Tive a certeza de que se seguia a III Guerra Mundial - afinal tinham atingido a super-potência americana.


10 anos depois, estou à beira dos 38 anos e espero sinceramente que o dia do meu aniversário seja um dia feliz, simplesmente um dia feliz, sem catástrofes, históricas ou não.


1 comentário:

Carlos Cotter disse...

Vai ser, de certeza.
Muitos parabéns.