segunda-feira, 4 de junho de 2012

Ei-los que partem...

Não escrevo aqui desde o ano passado. Esta coisa do facebook rouba tempo aos blogs, é mais imediato, mais instantâneo. Mas hoje tive que aqui vir, para desabafar, para falar do meu país. 
Pois esta noite,  a ver o Repórter TVI, ocorre-me a frase "Ei-los que partem", os jovens do meu país, por não acreditarem neste mesmo país, porque se qualificaram e por cá não vêem futuro. Frases como "comigo já não contam", "tenho 30 anos, sou licenciado e pós-graduado e já nem os call centers aceitam o meu curriculum", deixam-me triste, angustiada, mas, se eu estivesse no lugar deles, sentiria o mesmo, provavelmente.
Depois leio o artigo de Camilo Lourenço, que fala de um optimismo que eu desconhecia, de um país, o meu, o nosso, que tem uma "espectacular capacidade de ajustamento de famílias e empresas, sem par na zona Euro", nas palavras do próprio Camilo Lourenço. E agora, o que hei-de pensar?? Não sei mesmo no que acreditar. 
Eu própria fico feliz pelos meus alunos que partem para melhores oportunidades além fronteiras, e já são alguns, e cada vez pode acontecer mais, mas devia ser uma escolha e não o último recurso, não a solução a que o desespero os leva. 
Afinal, se todos partirem, os qualificados, como fica o meu país???? "Ei-los que partem"...

Sem comentários: