terça-feira, 30 de março de 2010

Ainda a Escola...


Ao ver o Prós e Contras de hoje sobre "Quem manda na Escola?", ocorre-me que há responsabilidade em todas as partes (professores, alunos, pais, psicólogos, políticos...sociedade). A escola é uma incubadora da sociedade e o problema é mesmo esse, a sociedade está doente.


Embora haja dias em que é muito difícil "viver" numa escola, é essa ainda a minha segunda casa, ser professora é ainda a minha vocação. Nas escolas há também alunos que pensam e têm opinião sobre as coisas - concorde-se ou não com as suas ideias, Pedro Feijó, da Associação de Estudantes da Escola Secundária de Camões, é um exemplo, um bom exemplo disso mesmo.

Numa das minhas Direcções de Turma deste ano, um aluno portou-se mal, mesmo mal, e como consequência teve um dia de suspensão e um projecto de trabalho comunitário: no dia de suspensão, foi a uma instituição de idosos, acompanhado de uma professora, conhecer a instituição e delinear com os responsáveis as tarefas a desenvolver nos 4 dias de férias da Páscoa que cumprirá nessa instituição. Hoje foi o primeiro dia e correu lindamente... A Escola é também isto - os actos têm consequências, punitivas, mas também de cidadania.



1 comentário:

Teresa Diniz disse...

Ainda bem que há coisas boas na Escola!
Mas podia haver muito mais. Fiquei feliz, ontem, ao perceber que o eduquês está finalmente a ser posto em causa. Talvez possamos ter mais alunos como esse de que falas.