sexta-feira, 29 de maio de 2009

Os meus meninos

Ser professora é para mim uma profissão e não apenas um emprego, diria mesmo que é uma missão. É verdade que cada vez é mais difícil ser professora, as gerações vão mudando, a sociedade atravessa uma grande crise de valores e tudo isso se reflecte na escola. Alguns governantes ajudam a tornar esta profissão mal amada - parece que, de repente, todas as desgraças do país são culpa dos professores. Muito mais haveria a dizer sobre esta profissão que abracei e que, apesar tudo, amo. É verdade que tem momentos muito duros, mas também tem outros muito compensadores. Neste momento, vivo uma dessas fases compensadoras.
Dou aulas numa Escola Profissional, uma Escola da qual vesti a camisola e de que tenho muito orgulho. Por lá, acompanhamos os nossos meninos durante os três anos do secundário. Chamamos-lhe meninos quer tenham 15, 16, 20 ou até 24 anos! Fazem asneiras, traquinices, faltam, desafiam-nos, provocam... mas também agradecem, riem connosco, ensinam-nos muito, convivem connosco... têm saudades nossas! (estou de baixa há uma semana por razões de saúde e os alunos aparecem-me na internet a perguntar como estou, quando volto e a dizerem que têm saudades :)).
São estes os "meus meninos"! A cada ciclo que se fecha, e este ano fechar-se-á o ciclo de duas das minhas turmas, é como se um bocadinho de nós fosse com eles. Custa, um pouco como se abandonassem o ninho. Mas têm que voar e podem sempre voltar. Muitos voltam a esta família, para visitar, para pedir ajuda, para beberem connosco um café, até há os que voltam... como nossos colegas, para darem aulas!
Nem todos deixam saudades, também é verdade, como em todas as circunstâncias da vida em que encontramos pessoas com quem nos damos melhor ou pior. Alguns são terríveis na sala de aula, mas excelentes pessoas fora dela. Outros são excelentes alunos, mas pessoas menos interessantes. São assim como qualquer outra família, como se fossem uma micro-sociedade, na certeza porém que, naquela Escola, nós professores damos muito de nós (se damos!), às vezes alguns de nós dão até demais, mas os nossos meninos também nos dão muito. Tenho aprendido muito com os meus meninos!
É aos meus meninos que dedico este texto e, já agora, portem-se bem e espero voltar em breve!

17 comentários:

Bruna Pardal disse...

Muito bem :)
Gostei muito !
Beijinhoo*

mesquita disse...

Adorei!!
A storinha tem um jeitinho com as palavras que dá gosto de ler... todos nos temos saudades da nossa storinha uns mais k outros mas temos :)

Beijinho grande e uma melhoras rapidas pra voltar a familia que a espera de braços abertos.

LIFE IS BEAUTIFUL disse...

A verdadeira amizade é aquela que não pede nada em troca, a não ser o próprio amigo.
A verdadeira generosidade é fazer alguma coisa de bom por alguém
que nunca vai descobrir.
Amiga de verdade é aquela que transforma um pequeno momento em um grande instante.
Amiga é aquela que nos faz sentir melhor e sobre tudo nos faz sentir amados...
Amizade, palavra que designa vários sentimentos e que não pode ser trocada por meras coisas materiais... Deve ser guardada e conservada no coracão!!!
As pessoas entram nas nossas vidas por acaso, mas não é por acaso que elas permanecem....

Beta disse...

E eu também gostei imenso!

Rápidas melhoras prof! Precisamos cá de si, e mais q isso.. Sentimos a sua Falta!*



Um grande beijinho*

Eduardo Trindade disse...

Parabéns!
Esses "meninos" são especiais, com certeza. Mas quem também é especial é a professora, ora, disso não tenho dúvidas! Admiro demais quem se dedica assim a uma tarefa tão nobre. Escrevi um poema, chamado justamente "Professorinha", que está no meu livro, e que tem muito a ver com isso, sabe?
Abraços!

Ana Neto disse...

Gostei muito do texto...
A stora será uma daquelas pessoas, que nunca irei esquecer ao longo da vida... Aprendi muito consigo!! Obrigado por tudo o que nos ensina, e não estou a falar só na disciplina de português...
A stora é daquele "tipo" de pessoas que se existicem mais assim o mundo seria muito melhor!! Apesar de alguns dos meus colegas, às vezes não serem muito correctos consigo, a stora está sempre la para os ajudar, sabendo que corre o risco de "bater com cabeça" (como a stora mesmo diz).
Tenhu muitas suadades suas...

Fique boa rápido, que nos estamos à sua espera....
Beijinhos para a nossa storinha...
FORÇA!!!

Tatiana disse...

Isso é que foi inspiração =)
Belas palavras... muito bem escrito!
Recupere depressa pa eu deixar de ser a única loirinha na sala ;)

Beijocas*

Unknown disse...

Gostei muito!

acho que esta muito bem escrito transmite o que realmente e.. ou seja quando estamos na escola por vezes não pensamos tanto na importância do professor, mas e aquele que esta no nosso lado e nos ajuda e prepara para o mundo do trabalho...

e vamos ter muitas saudades... da stora!

bjnho grande e as melhoras para voltar em forma para a "familia"

marta2008 disse...

Gostei muito, tem muito jeito para escrever destas coisas, e o que disse é tudo verdade.

Beijinhos e rápidas melhoras.

Sílvia disse...

Palavras bonitas e sentidas!

Inspiração profunda!

Saudades é uma palavra por mim muito utilizada, mas TUDO o que começa tem um fim, mas á palavras/ sentimentos que permanecem e que nem o tempo apaga, nem destroi... Estará sempre no meu coração professora, DT, e fora da sala de aula (AMIGA)!

Rápidas melhoras e inspirações destas :D

Escrever alegra a alma! Porque nem tudo o que sentimos é tão transparente como no "papel"!

Beijinhos e um grande OBRIGADO por tudo!

Rodrigo disse...

A stora tem razao, tem uma profissao que não é nada facil, mas é muito desafiadora e aí é que da pica à "coisa".....acho que este texto ta muito bem trabalhado e pode continuar a escrever......

As melhoras.......:)

Sara disse...

Gostei muito!
As melhoras, e volte depressa já temos saudades suas.
Beijinho!

Anónimo disse...

Hummm, Muito bem mesmo . . .
Com poucas palavras disse o essencial "Ser Professora tem coisas boas e más" !!
Gosto muito da maneira como a stora escreve, vou pensar em fazer um texto "de como ser aluno" =)
beijinho e veja se melhora dessa pernoca ;D
A seguir ao estágio quero vê-la lá

Marisa disse...

Com poucas palavras disse o essencial "Ser Professora tem coisas boas e más" !!
Gosto muito da maneira como a stora escreve, vou pensar em fazer um texto "de como ser aluno" =)
beijinho e veja se melhora dessa pernoca ;D
A seguir ao estágio quero vê-la lá

*Bruno* disse...

Os novos amigos que criamos, depois de certa idade, e pelos quais procuramos substituir aqueles que perdemos, estão para os nossos velhos amigos, como os olhos de vidro, os dentes postiços e as pernas de pau estão para os verdadeiros olhos, para os dentes naturais e para as pernas de carne e osso.
(Sébastien-Roch Chamfort)
Fasso minhas, as palavras dele, espero ke possa contar sempre com a sua amizade:))))

Martíssima disse...

Obrigada por tudo.
São verdadeiras as Saudades, muitas das vezes só damos valor as pessoas quando realmente as perdemos ou não podem estar conosco no momento.Sabe que tenho carinho por si e que lhe desejo as melhores felicidades do mundo.
As melhoras.
Esperamo-la de braços abertos para a abraçar em família.
Muita luz:))

* Perfeccionista * disse...

Saudades, algo que nasce pequeno e ao longo do tempo torna-se grande...

Adorei o seu texto, a sua maneira de escrever delicia-m o meu ser!

Tenho saudades, do livro de português, de chegar à sala e ouvir "vá lá meninos, toca a entrar!", e ter a minha storinha do outro lado a explica a "seca do memorial do convento", mas de uma forma que até gosto!

As vezes o destino faz destas coisas! Espero por si!! Saudades!

PS: VOLTE DEPRESSA!!!