terça-feira, 21 de julho de 2009

Até à vista, meus meninos! Felicidades!

Foto de Vasco Caldeira

E mais um ano lectivo se passou e 3 das minhas turmas fecharam o seu ciclo de passagem pela nossa Escola. Foram 3 anos de alegrias, tristezas, zangas e carinhos. 3 anos em que os "meus meninos" cresceram (uns mais do que outros, mas é mesmo assim).
No dia 10 de Julho, fizemos a festa de encerramento do ano lectivo, mais conhecida por Penas d'Ouro (os nossos óscares internos), e foi uma noite de emoções. Nesta festa, entre muitas outras coisas, as turmas finalistas despedem-se e é nesta despedida que se concentram as grandes emoções do evento.
Os alunos dizem adeus a uma escola que foi, durante 3 anos, uma outra família, com tudo o que uma família implica - partilha de bons e maus momentos, alegrias e desilusões - e nós, professores, vemo-los partir e preparamo-nos para receber mais uma leva de alunos que chegará em Setembro. Todos os anos custa um bocadinho, afinal é como se abandonassem o ninho. Muitos deles voltam para uma conversa, um sorriso, um cafezinho. É isso que a nossa escola tem de especial, a família continua lá, à espera deles, para quando quiserem aparecer.
Foi assim também este ano, despedimo-nos da H4, HS1, I9 e T3. Eles fizeram os seus apanhados dos 3 anos, com fotografias, vídeos e músicas à altura e depois discursaram e disseram o que lhes ia na alma. Nós, Directores de Turma e Coordenadores de Curso, agradecemos também o que com eles aprendemos e desejámos-lhes felicidades. Houve choros, gargalhadas, canções, discursos e muita muita emoção. É assim esta despedida simbólica.

Foto de Vasco Caldeira

Acompanhei a H4 e a T3 durante 3 anos, foi bom vê-los crescer e tenho orgulho nos profissionais que virão a ser, mas tenho ainda mais orgulho naqueles que perceberam que, mais que bons profissionais, zelamos para que sejam boas pessoas, bons cidadãos, porque é também esse o papel da Escola e muito da nossa escola.
Agora, neste momento, enquanto escrevo nas fitas de finalistas dos meus meninos (modernices, no meu tempo só havia fitas no fim da Faculdade :) ), recordei aquela noite mágica e decidi lembrá-la aqui, neste meu espaço.
A todos os meus alunos que partem para a vida, desejo as maiores felicidades e que lutem por aquilo em que acreditam! A família ESCO estará aqui, de braços abertos, sempre que nos queiram visitar!
Até à vista, meus meninos!


11 comentários:

Anónimo disse...

Nunca vou esquecer esta família, ESCO ficará sempre!
Nesta escola houve pessoas que me ajudaram muito, e que me apoiaram para tudo aquilo que queria.
Realmente o 3º ano passou a correr...
Obrigada:) Por tudo professora!
Gosto de si*
Muita luz...
Marta Santos 21/07/2009

Teresa Diniz disse...

Olá Maggie
Pois é, também sinto a mesma coisa todos os anos, quando os nossos meninos deixam a escola. Custa um bocadinho, afeiçoamo-nos a eles, ajudamo-los a crescer. Há alguns que vão sempre lembrar-se de nós e cumprimentar-nos; outros fingem que não nos conhecem, quando cruzam na rua. Será que os nossos alunos sabem como nós gostamos deles?
Bjs

DANIEL T3 disse...

Gostei muito do seu texto senhora professora.
Muito obrigada por toda a ajuda que me deu durante estes 3 anos do curso.
Gostei muito de a ter como directora de turma, professora e como amiga. Sempre esteve do meu lado e ajudou-me quando necessitei, ensinou-me coisas que me serão sempre úteis hoje, amanha e depois.
Espero nunca perder contacto consigo porque agora deixa de ser minha professora mas não minha amiga.
Um grande beijo e obrigada.

Anónimo disse...

Durante 3 anos os seus meninos, tornaram-se membros da Família ESCO!
Família que hoje mais do que nunca, orgulho-me de pertencer, pois foi com ela que cresci e aprendi a ser uma boa profissional, mas principalmente a ser uma pessoa mais confiante de si mesma. Obrigado pelos momentos T3, que não podiam ter acontecido sem a sua cooperação e dos restantes professores, obrigado pela paciência, pelas conversas, pelo empenho e dedicação a uma turma "que foi, é e sempre será recordada como um riso"! Tonel, Regiões de Turismo, Maravilhas foram projectos que mostraram o nosso TUDO, onde a união e entreajuda permitiu criar e marcar todos nós... A mim tudo e todos me marcaram na ESCO nestes 3 anos, porque com tudo se aprende!
Neste percurso de 3 anos, 3 grandes mulheres acompanharam o percurso que nós criámos, a Stora de Português e Directora de Turma Margarida, foi uma delas...
As Penas não foram uma despedida para nós, até porque entre nós existirá sempre um sorriso de até qualquer dia... Na ESCO, na net, por msg ou simplesmente nos nossos corações existirá sempre aquele sorriso da T3 que vai ser partilhado!

Ps: Não sei se a informaram mas o dia 1 de Julho de 2010 está reservado para o jantar anual da T3! Até Amanhã, Até para a Semana, Até para o Ano, Até Sempre!

-----------------------------------
Comentário extra:T3 VEJAM BEM...:0)

Apesar de a nossa língua materna, língua de Camões ser extremamente rica, e a professora Margarida a ter utilizado adquadamente no momento de despedida, é de referir caros colegas, que temos uma Directora de Turma muito evoluida no tempo! :p

Aqueles momentos só nossos!

Sílvia Barros-nº1081-T3(2006-2009)

Anónimo disse...

Na minha opinião foram 3 anos em que todos os alunos finalistas aprenderam e cresceram na E.S.C.O .

Felizmente comigo também nao foi excepção, e agradeço a todos os que me acompanharam e ajudaram ao longo do curso.

Aqui fica um forte abraço para todos os meus colegas e professores. Desejo as maiores felicidades para todos.

João Marques

Tatiana T3 disse...

Queria professora, foi com um grande prazer e orgulho que a tive como professora ao longo destes 3 anos de curso. Sempre me apoiou quando precisei nos momentos mais complicados com os seus conselhos. Agradeço toda a paciência =)
Pode acreditar que vou voltar para beber um café com alguns professores e amigos que ficaram, poucos mas os que realmente interessam.
Nunca desista dos seus sonhos pois "o sonho comanda a vida" ;)
Beijinhos*

Marta disse...

Maggie: PARABÉNS!

Fiquei comovida!
tanta paixão, comove-me. é lindo.
bjos

Susana Falhas disse...

Olá Maggie: A vida no ensino pode ser um pouco complicada, mas quando se tem amor à camisola e aos alunos que tem à sua frente, é sempre mais agradável trabalhar. Parabéns pela postagem! Demonstra muito carinho pelos momentos passados com os seus alunos e a sensação que agora que que os deixar sair e voarem sozinhos...

Bjs Susana

Susana Falhas disse...

O resultado do bom relacionamento está aqui,no feed-back dos seus alunos!

Parabéns!

Unknown disse...

Parece que mais uma etapa chegou ao fim, mais 4 turmas voaram da ESCO mas virão outras... Ninguém vai substituir ninguém mas a ESCO é mesmo como uma segunda casa, passamos lá a maior parte do dia...
Os 3 anos passaram rápido, muito rápido mesmo. ainda parece que foi ontem que disse que não ia para Turismo e agora já acabei o curso. =)
A T3 saiu de cabeça erguida, ao longo dos 3 anos muitas coisas aconteceram, em muitos momentos me afastei, noutros regressei, aprendi muito, cresci muito, aprendi a adaptar-me às mais diversas situações, mas tudo se fez... Nem sempre estive numa turma unida, numa turma de respeito mas tudo passa tal como acabou por acontecer. Quando olho para estes 3 anos de curso vejo muitos momentos bons, os teatros, a ida ao Porto, as visitas de estudo, as tasquinhas, as discussões de turma, os jantar de turma ... enfim acho que até dos "ralhetes" da Maggie e da Mira vou ter saudades. =(
Mas a vida é mesmo assim, o que interessa é sairmos de cabeça erguida e orgulhosos de tudo o que fazemos na vida. A ESCO foi mais uma meta na minha vida, uma meta que conclui com sucesso mas que requis muito de mim mas que vai ajudar muito.
Obrigado por tudo a todos os que estiveram do meu lado. Para todos os que me ajudaram a crescer o meu Muito Obrigado e para os outros "Que se lixe", a vida é mesmo assim ...
Margarida --> Adorei conhece-la pela sua sinceridade, pelas horas de conversa que tivemos ao longo destes 3 anos, pelo apoio, por algum dia se ter cruzado no meu caminho.
Luisa --> A boa disposição contagia qualquer um, os seus sonhos levaram a T3 a momentos de fantástica loucura. Conversas, conversas, conversas, conversas... Obrigado por tudo!!
Nunca me vou esquecer da ESCO, desta nova família que encontrei e que adorei conhecer...
Saudades...
Recordações...
Momentos...
Sorrisos...
Lágrimas...
Abraços...
Ficam todos guardados no meu coração!!!
Ate sempre!!
=)

Sílvia disse...

Depois de 2 meses desta entrada no seu blogue, as saudades da T3 apertaram e resolvi passar por aqui novamente, afinal "Recordar é Viver"!

Obrigado T3, DT e CC por terem passado pela minha vida!

Mas tudo o que tem início um dia tem um fim!

Força T3... só falta a PAP... o sabor da meta é gratificante acreditem ;)


:) Até Sempre

Sílvia - Power Point :)