quinta-feira, 2 de julho de 2009

"Uma amiga é uma irmã escolhida por nós"

Esta é a frase que consta de um marcador de livros que uma grande amiga minha (a primeira das minhas "manas" na minha vida) me deu, num aniversário ou num Natal. Gosto muito deste marcador de livros que está exposto na minha estante, mas gosto mais ainda dessa minha "mana", e, como ela faz hoje anos, decidi fazer-lhe esta pequena homenagem. É uma frase, esta do marcador, que é bem verdadeira, sobretudo no nosso caso.
Conhecemo-nos em 1991, no dia da Prova Específica (já não sei se de Grego se de Latim) que fizemos na Faculdade de Letras (verdade que parece que foi ontem!). Entrámos na sala e sentámo-nos. Ela ficou sentada à minha frente e, quando se voltou para trás para pôr a mala nas costas da cadeira, sorriu-me e desejou-me boa sorte. Lembro-me perfeitamente desse momento e é possível que a nossa amizade tenha começado nesse preciso momento, na nossa troca de sorrisos e votos de boa sorte. Não sei bem como, mas fomo-nos aproximando e a nossa amizade cresceu e cimentou-se até hoje. Olhando para trás vejo sobretudo grandes momentos de alegria e boa disposição, ataques de riso, grandes conversas, cumplicidades. É uma amizade especial, a nossa. Estamos, por vezes, muito tempo sem nos vermos, vamos falando, mas a verdade é que a nossa "telepatia" privativa continua a funcionar. Quando nos encontramos, temos sempre pano para mangas no que a conversa diz respeito. Embora tenhamos muito em comum, também temos obviamente divergências em termos de olhares sobre a vida e sobre os mais diversos assuntos, mas confiamos e respeitamos.
Somos na verdade "manas" de coração. Tanto ela como eu temos irmãos (do sexo masculino) e adoptámo-nos como irmãs, adoptando também um bocadinho os irmãos uma da outra como nossos manos. As nossas mães, além do signo, têm muito em comum, desde o feitio até a objectos da casa. Foram pormenores que fomos descobrindo ao longo do tempo.
Acho que já estou convencida que esta nossa amizade estava escrita nas estrelas ou no nosso destino...
Neste dia 2 de Julho de 2009, esta minha mana, MC, completa 36 anos (uns meses à minha frente). Aproveito assim esta oportunidade para lhe dizer que gosto muito dela e tenho o maior prazer em tê-la como mana e em ser tia do filhote dela.
Quanto à frase que abre este post, reafirmo-a "uma amiga é uma irmã escolhida por nós". Esta foi a primeira mana que adoptei, entretanto surgiram outras, mas cada uma tem o seu lugar inabalável.
Parabéns, M!
Aqui fica um mocho de que tanto gostas (e este é mesmo o da nossa Faculdade!) :)

5 comentários:

MC disse...

Olá!
Obrigada, MC. repara que até as iniciais nos ligam...
Foi na prova específica de Grego que nos conhecemos, a primeira que fizémos. Quando me voltei para trás, reparei que olhavas para mim, como podia não te desejar boa sorte, se era o que esperava para mim também? Tenho tendência para desejar aos outros o que quero para mim, e acho que este não é um defeito, mas uma qualidade, mais uma que partilhamos...
Por mais tempo que fiquemos sem nos encontrarmos, mesmo sem nos falarmos, ver-te on-line no e-mail ou no msn faz com que sinta a tua companhia, por vezes isso basta-me, porque sei que o que já fizemos juntas, mesmo uma pela outra, impede que esta seja uma relação sem futuro! Que eu esteja cá por outros 36 anos, e tu comigo, porque ainda muito temos para conversas, rir e até chorar, nessa altura as duas no mesmo lar com ataques de risos desdentados!
Para mim a frase continua a ser verdadeira!... Beijinho e obrigada pelo post!

Maggie disse...

Minha amiga, fizeste com que as lágrimas me viessem aos olhos, mas logo a seguir fizeste-me rir com a ideia das desdentadas com ataques de riso no lar.
Se calhar é melhor inscrevermo-nos já num, ou esperar que criem um para profs, porque depois pode haver muita gente a querer entrar e assim escolhemos já o quarto!

Beijocas e obg tb pelo teu comentário.

Susana Falhas disse...

Olá a ambas! parabens por esta amizade tão linda e tão profunda!

O curioso é que também tiveuma colega da faculdade, com quemtenho grande afinidade e amizade. Pena é estarmos afastadas uma da outra, pois cada uma seguiu o seu caminho: eu casei e fiquei por cá e ela foi dar aulas para a Madeira. Só na férias grandes é que nos reencontramos e pomos a conversa em dia.

Só mais uma coisinha: pelo que pude percber, ambas estudaram na área de letras: do latim e grego. Será que estudaram em Viseu? ( Eu tirei o curso lá).

Bjs Susana

Marta disse...

Parabéns Maggie!
Parabéns Marina!

tantos sentimentos LINDOS :) nestas tuas palavras tão sentidas.

beijo, menina linda


ps. ando a pensar na câmara lenta...não está esquecido! eu é que ando com pouco tempo :(

luciana disse...

Textos que louvam grandes amizades, nunca são demais. Este está lindo. Apreciei-o tanto quanto os sentimentos nele descritos.