quarta-feira, 29 de julho de 2009

Cansaço...


Hoje, aqui e agora, é o que sinto - cansaço.
Amanhã, provavelmente acordarei com energia renovada, como se a noite fosse fonte de luz para o meu espírito. Hei-de acordar um pouco rabujenta (nunca muito alegre, porque é de facto a altura do dia em que me apetece tudo menos sorrir e ser sociável), mas pouco tempo depois o meu sorriso tomará conta das minhas feições, dentro de mim o sol aparecerá por entre as nuvens e serei eu novamente como sei viver - a sorrir para a vida. Agora, neste momento, é o meu "lado lunar", triste e cansado, que aparece. Mas ninguém melhor que o grande Pessoa, através do seu amigo Álvaro de Campos, para dizer o que sinto hoje, aqui e agora:

"Estou cansado, é claro,
Porque, a certa altura, a gente tem que estar cansado.
De que estou cansado, não sei:
De nada me serviria sabê-lo,
Pois o cansaço fica na mesma.
A ferida dói como dói
E não em função da causa que a produziu.
Sim, estou cansado,
E um pouco sorridente
De o cansaço ser só isto —

Uma vontade de sono no corpo,
Um desejo de não pensar na alma,
E por cima de tudo uma transparência lúcida
Do entendimento retrospectivo...
E a luxúria única de não ter já esperanças?
Sou inteligente; eis tudo.
Tenho visto muito e entendido muito o que tenho visto,
E há um certo prazer até no cansaço que isto nos dá,
Que afinal a cabeça sempre serve para qualquer coisa."


Álvaro de Campos



E pronto, amanhã será outro dia... vou dormir...

3 comentários:

IsaG disse...

Álvaro de Campos, no seu melhor. Mas haverá pior em Fernando Pessoa?
Votos de bom descanso e boas férias.

Marta disse...

bom descanso Maggie :)
bela escolha!
beijo

mariabesuga disse...

"CANSAÇO

Às vezes a minha voz não canta
Às vezes nem fala
Às vezes o meu coração não sente
Às vezes nem bate
Às vezes toda eu paro
À espera que o medo passe
Sem deixar grandes marcas
É só às vezes
Poucas vezes
Que deixo a vida andar à minha volta
Passo a passo
Às vezes deve ser do medo
Outras
Deve ser do cansaço."

Poema meu trazido de um tempo de cansaços... antes de passar para o tempo seguinte...

Um beijinho